-
Arquitetos: Stak Office
- Área: 1 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Navid Atrvash, Arash Akhtaran, Ali Sodagaran
-
Fabricantes: AutoDesk, Grasshopper, Nobili, Rhino
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi definido com o objetivo de configurar uma residência tradicional no contexto histórico de Shiraz, no bairro de Sang-e-Siah, entre cinco edifícios nacionais registrados dos períodos históricos, Ilkhani, Zandeih, Qajar e Pahlavi. Nos últimos anos, projetos de reabilitação têm sido desenvolvidos com base na estratégia de demolição e anexos, que gradualmente eliminam as proporções de vazio e massa. Além disso, as intervenções retiram o sistema geométrico, de comunicação de passagens e a estrutura de uma parte significativa do volume histórico, eliminando a granulação das estruturas, definindo projetos de grande escala e construindo novas ruas.
Este projeto é uma tentativa de vivenciar a reabilitação e promover uma forma de propagá-la no contexto histórico, de forma que impacte a estrutura social, cultural e configure uma nova vida. Mas o principal problema na reabilitação do contexto histórico é lidar com os padrões pseudo-históricos desejados por organizações responsáveis, que buscam fazer uma imitação do original com códigos e ornamentos familiares aos nossos olhos. Procuramos não envolver o projeto em códigos, com o objetivo de propor uma estratégia de difusão entre os volumes, na direção da reabilitação do contexto histórico.
Ao invés de agregar os lotes urbanos e definir uma massa em grande escala, pensamos na incorporação do edifício e, apesar dos recursos financeiros limitados e da impossibilidade de executar tudo de uma vez, iniciamos o projeto com um núcleo inicial e prevemos sua expansão para parcelas adjacentes e eventualmente sua disseminação para todo o contexto. Durante a construção do núcleo inicial, foram adquiridos dois lotes urbanos adjacentes, em obras, com base em previsões primitivas, e vários outros lotes urbanos estão em fase de compra.
A decisão de incorporação ao invés de agregação, permitirá que o projeto tenha vida própria, as estruturas de granulação fina são conectadas a uma massa maior e destinadas a funções diferentes, porém com a mesma posição, proporções e passagens em diferentes níveis, que reproduzem a rede de comunicação externa interna. Prolongar a vida de cada bloco é uma sugestão para reviver o contexto histórico, entretanto o conjunto sempre ficará inacabado, com um desejo oculto e constante de expansão.
Ao encontrar uma estrutura valiosa, a reabilite, e onde quer que encontre uma edificação sem valores de manutenção ou um lote urbano, o projeta e construa um edifício com interação com o contexto, percepção das proporções, geometria e vazio e massa. Sempre busque representar a sua época, como os monumentos históricos do entorno, que representam a tecnologia e as necessidades do passado em relação ao contexto.